Banco do Nordeste Cultural extrapola limites de Diamantina e chega ao Serro com palhaçaria e oficinas
Banco do Nordeste Cultural extrapola limites de Diamantina e chega ao Serro com palhaçaria e oficinas

A programação do Banco do Nordeste Cultural em agosto extrapola os limites de Diamantina e chega ao município vizinho do Serro. Os destaques da agenda do mês são espetáculos de palhaçaria e oficinas.
A coordenadora local do Banco do Nordeste Cultural, Viviane Queiroz, ressalta que a intenção ao expandir as atividades geograficamente é oferecer oportunidades de prestigiar eventos culturais a mais pessoas da região, especialmente crianças e adolescentes.
O espetáculo de palhaçaria "A trupe de um homem só", apresentado por Allan Barros, de Sumé (PB), será exibido nas duas cidades. Em Diamantina, na Escola Municipal Infantil Irmã Carvalho, às 15h do dia 7; no Serro, na Praça João Pinheiro, às 16h do dia 17h. A peça promete contar a história da maior aventura de todas: a descoberta de uma botija, um tesouro. Por meio de brinquedos populares, elementos circenses e do jogo com o público, o palhaço conta sua trajetória cheia de poesia e tropeços de sonhadores.
Agosto ainda tem mais espetáculo de palhaçaria, o "Trem bão é coisa boa". Ana Melo e Monique Melo, de Juatuba (MG), vivem uma família circense nada tradicional que viaja levando a casa e o circo nas bicicletas. A peça faz uso de palhaçaria, malabares, equilibrismo, perna de pau, faquirismo e pirofagia e aborda sonhos, resistência e a importância do riso e da arte de rua. Serão duas apresentações no Serro, às 9h30 do dia 7 no Museu Regional Casa dos Ottoni e às 15h do dia 11 na Escola Estadual Joaquim Salles; e duas em Diamantina, às 14h35 do dia 14 na Escola Municipal da Sopa e às 15h do dia 16 no Museu do Diamante.
Oficinas
O distrito de São João da Chapada, em Diamantina, recebe a oficina "Identidade visual para vestir - desenvolvimento de composições a partir de materiais disponíveis”, às 9h do dia 15. A atividade tem como público os integrantes do Projeto Afroplay, que busca, por meio da moda afro, o protagonismo dos adolescentes e jovens da comunidade quilombola.
Já no Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro, a oficina é a Saculejo, que vai propor transformações criativas em sacos que iriam para o lixo em duas sessões, às 9h e às 13h do dia 8. A condução das agendas é da Cia. Pé Vermêi, também de Juatuba.
Banco do Nordeste Cultural
A programação completa do mês pode ser conferida no perfil de Instagram @bancodonordestecultural. O Circuito Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição, que busca fortalecer sua imagem como agente incentivador do setor.
Para isso, as ações do BNB com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos do Banco do Nordeste.
Todas as ações são realizadas em parceria com instituições locais, entre elas: Secretaria de Cultura e Patrimônio do Serro e Museu Regional Casa dos Ottoni, no Serro; Museu do Diamante e organização social Projeto Caminhando Juntos (Procaj), em Diamantina; e cinemateca da Embaixada da França, que liberou a exibição dos filmes do seu catálogo.