Back BNB coordena plano de ação para reduzir em 8% o descarte de resíduos no aterro de Pirapora

BNB coordena plano de ação para reduzir em 8% o descarte de resíduos no aterro de Pirapora
Sustentabilidade Montes Claros (MG), 05/08/2025

O Programa Banco do Nordeste de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) focado na economia circular em Pirapora nasceu com um desafio: reduzir em pelo menos 8% o descarte de resíduos no aterro sanitário do município até junho de 2028.

A inIciativa pretende destacar Pirapora e região como território referência em práticas de economia circular, promover a inclusão socioprodutiva, a geração de trabalho e renda, a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

A agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste Maria Aparecida Queirós explica que o projeto foi criado porque a gestão inadequada de resíduos sólidos representa um gargalo significativo para o desenvolvimento sustentável do município, com impactos ambientais, sociais e de saúde pública que demandam soluções urgentes e inovadoras.

“A transição para um modelo circular oferece a oportunidade de converter um passivo em um ativo econômico, fomentando novas cadeias de valor, como a reciclagem, a compostagem, o reparo e a reutilização criativa. Assim transformamos materiais que seriam descartados em novos produtos de maior valor. O processo pode gerar emprego e renda, especialmente para grupos vulneráveis como os catadores de materiais recicláveis, e promover a inclusão socioprodutiva”, justifica Aparecida.

A economia circular visa o uso mais eficiente dos recursos naturais e pode reduzir os custos públicos e privados associados à coleta, transporte e destinação final de resíduos, além de diminuir a dependência de matérias-primas virgens, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, ressalta que a instituição atua mais do que apenas com oferta de crédito. “Coordenar o trabalho dos diferentes atores sociais visando um bem comum a toda a sociedade também é promover o desenvolvimento regional”, afirma.

O Prodeter é realizado em parceria com instituições públicas e privadas e tem como objetivos incorporar inovações tecnológicas às atividades produtivas, potencializar a participação de agentes econômicos locais no desenvolvimento e promover a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial.

TAGS
banco do nordeste bnb prodeter descarte pirapora