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Ética, Integridade e Compliance

Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade, os normativos disciplinares de gestão de pessoas e a Política de Integridade e Ética tem o objetivo de serem guias práticos e orientar a conduta dos colaboradores e demais agentes públicos em suas interações e decisões diárias. São documentos que proporcionam amplo conhecimento dos valores e princípios que norteiam a atuação do Banco do Nordeste, além da legislação aplicável às instituições financeiras e às sociedades anônimas, que também são observados no Estatuto Social.

A missão, os princípios e os valores essenciais que norteiam os relacionamentos internos e externos com os diversos segmentos da sociedade estão sistematizados em nosso Código de Conduta Ética e Integridade.

Igualmente a todas as instituições financeiras, o Banco do Nordeste está exposto aos danos causados por condutas ilícitas. Por isso, trabalha continuamente para fortalecer ações de combate a corrupção e a fraudes por meio de mecanismos de prevenção, detecção e remediação de eventuais irregularidades.

O Banco do Nordeste adota práticas para garantir a difusão da ética a todos os empregados e colaboradores que atuam em sua frente de trabalho como instituição financeira e de desenvolvimento, utilizando fortemente a internet, intranet e correio eletrônico como canais permanentes de divulgação, além de palestras presenciais, treinamentos virtuais e mensagens educativas.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Compliance

O Banco do Nordeste reconhece que o compliance é essencial para o bom funcionamento e integridade do mercado de capitais. Não apenas por proteger os interesses dos investidores, mas também por ajudar o Banco a ser mais resiliente e confiável, fortalecendo a confiança no sistema financeiro como um todo.

Por isso, adota uma Política de Controles Internos e Compliance que observa o desenvolvimento, disseminação e monitoramento do tema, orientando todas as áreas na promoção de ações tanto para os públicos internos quanto externos.

Para o Banco do Nordeste, compliance é o dever de estar em acordo com a regulamentação vigente, dentro dos mais elevados padrões éticos e de conduta, e tem duas dimensões principais: conformidade e integridade.

Desde 2013, o banco é signatário do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Nele, comprometemo-nos a adotar e propagar boas práticas de ética empresarial, a fim de promover um mercado mais íntegro e ético. Em 2021, o Banco retornou também ao quadro de empresas associadas ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o que tem possibilitado apoio para o aperfeiçoamento da gestão da integridade e dos aspectos ASG (Ambiental, Social e Governança).

As políticas e os procedimentos relacionados ao tema anticorrupção estão disciplinados em diversos instrumentos normativos que permeiam toda a organização. Como exemplo, podemos citar: Política Disciplinar, Política de Integridade e Ética, Código de Conduta Ética e Integridade, Política de Gestão de Pessoas, Manuais para Licitação e Contratos, dentre outros. Todos esses normativos estão disponíveis na intranet para colaboradores.

Parceiros e fornecedores também são devidamente comunicados sobre as exigências e os procedimentos anticorrupção adotados pelo Banco do Nordeste.

Além disso, o Banco do Nordeste possui um Programa de Integridade e Ética, que consiste no conjunto organizado de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo às denúncias de irregularidade e na aplicação efetiva de códigos de ética e conduta, de políticas e diretrizes, com o objetivo de prevenir, detectar, punir e remediar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

*Informações completas estão disponíveis no site institucional.