Agroamigo celebra 20 anos e anuncia R$ 576 milhões investidos no Ceará no 1º semestre

O Banco do Nordeste (BNB) comemora 20 anos do Agroamigo com solenidades realizadas em todas as unidades do programa de microcrédito rural. Durante as cerimônias, foram anunciados os resultados no Ceará no primeiro semestre: R$ 576,5 milhões em financiamentos, distribuídos em 37,4 mil contratos com produtores rurais no estado.
A superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, e o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural, Luiz Sérgio Farias Machado, participaram do evento em Morada Nova, onde a instituição inaugurou unidade de atendimento. A equipe do Banco recebeu parceiros institucionais e reconheceu clientes com certificados. Segundo Eliane, o Agroamigo tem sido decisivo para a dinamização da economia rural no estado.
“O programa tem um papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar e na geração de renda no interior do Ceará. São duas décadas de presença ativa junto às produtoras e produtores, com crédito orientado, proximidade e resultados concretos no campo”, destacou a superintendente.
Livro 20 anos
Durante a cerimônia, foi anunciado que a trajetória de sucesso do programa virou livro. A obra “Agroamigo 20 anos: duas décadas apoiando a realização de sonhos e transformando a agricultura familiar” reúne artigos de pesquisadores e técnicos que analisam a trajetória do programa desde sua criação, em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula. Organizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), o livro está disponível gratuitamente no portal do Banco do Nordeste.
Sobre o Agroamigo
O programa foi criado em 2005 para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Por meio de agentes de microcrédito, o Agroamigo atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultoras e agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Agroamigo tem como premissas o estímulo à geração de renda e melhoria do uso da mão de obra familiar, financiando atividades e serviços desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.